quinta-feira, 21 de agosto de 2014

"Olhos de Vida" de Otília Martel




Falar da obra de Otília Martel, da nossa Menina Marota (e digo “nossa” tendo em mente os anos de blogosfera de onde eu e tantos outros a conhecemos), embora não seja fácil, é uma tarefa prazenteira.

 A miscibilidade do ser e do eu poético, tendo a vida real,
De coração descalço de sentimentos amorfos
corro através do campo verde da minha alma …
  o sonho,
Desço ao rio mais profundo do meu sentir.
 as suas memórias,
Existem raízes no tempo das memórias
que sobrevivem no aroma dos dias
o amor,
Amo o amor que me faz sentir tanto amor
 e os problemas sociais patentes nos seus poemas “Sentidos de Vida” ou “Entre a lama e o amor”, como temas principais da sua poesia e prosa poética, metaforicamente através do seu olhar arguto e doce, fruto de uma grande sensibilidade.

[…]

Assim sinto o bailado das palavras em todos os seus cambiantes nos belíssimos textos poéticos e poemas com que nos brinda Otília Martel neste “Olhos de Vida” (aquela Menina Marota que nos cativou a alma e que não me canso de ler).

Como diz E. Deschamps “A poesia é uma pintura que se move e uma música que pensa”.


no prefácio de Fátima Fernandes (Amita)